sábado, 6 de setembro de 2008

Um dia pode ser o Ômegas...

Surgia no bairro de Botafogo um novo clube de futebol, o electro club, primeiro nome dado ao Botafogo Football Club. O clube nasceu de uma conversa entre dois amigos durante uma aula.
Flávio Ramos e Emmanuel Sodré estudavam juntos no colégio Alfredo Gomes e durante uma aula de álgebra, nascia a primeira idéia de fundar um clube, através de um bilhete passado por Flávio a Emmanuel, que dizia: "O Itamar tem um clube de football na rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques". E assim tudo começou, os meninos que residiam no bairro de Botafogo, próximo ao Largo dos Leões se reuniram com os outros amigos em um casarão no Largo dos Leões para fundar o Electro Club, no dia 12 de Agosto.

Esse foi o primeiro nome dado ao Botafogo, já que os meninos decidiram cobrar mensalidade e acharam um talão de um extinto clube com esse nome, que resolveram então adotar.
Mas o Electro Club só durou até o dia 18 de setembro, quando foi feita outra reunião na casa da avó do Flávio, D. Chiquitota, que se assustou ao saber o nome do clube e então interferiu falando " Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo" aconselhou Dona Chiquitota, e assim foi feito então passou a se chamar Botafogo Football Club.

O primeiro amistoso, e a primeira vitória, ocorreu no dia 2 de outubro de 1904, contra o Football and Athletic Club, na Tijuca: 3 x 0 para os garotos da Zona Sul. Em 1906, o time participou do primeiro Campeonato Carioca. No ano seguinte, terminou empatado com o Fluminense.
Assim nascia o Botafogo Football Club, que depois de trinta e oito anos de existência uniu- se ao outro Botafogo, o de Regatas, dando início ao Botafogo de futebol e Regatas.

Nenhum comentário: